Por um SLS 2021 com mais empatia e humanização
- Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação
- 1 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Hoje se inicia o segundo Semestre Letivo Suplementar da UFBA e assim como o primeiro, estamos em um contexto de crise sanitária, política e econômica. E estamos em uma situação pior do que estávamos em agosto de 2020. Então, mais do que nunca temos que recorrer a empatia e humanização.
Precisamos percorrer esse novo semestre tentando ao máximo compreender as dificuldades do outro. Por quê não está sendo fácil! Professores e técnicos estão com excessivas cargas de trabalho, medo pela segurança e saúde dos seus familiares em uma crise que é negligenciada pelo estado.
Porém, para os estudantes, a empatia pode definir a sua continuação no curso. Biblioteconomia não é um curso elitizado!. Muitos precisam trabalhar, outros não têm todos os equipamentos necessários para a aula remota, outros estão em vulnerabilidade social devido a falta de auxílio emergencial ou permanência.
Então pequenas doses de humanização fazem a diferença em uma situação tão difícil. Devemos agir como uma comunidade! Estudantes devem tentar compreender a sobrecarga de trabalho nos funcionários da Universidade (professores, técnicos, auxiliares administrativos, etc). E professores principalmente, devem tentar compreender as dificuldades dos estudantes.
Enquanto comunidade não devemos apenas fazer aquilo apenas porque é obrigação. Mas sim, porque somos seres humanos capazes de enxergar o outro com empatia e com capacidade de humanizar e se compadecer com as dores do próximo. Pois, só assim a nossa comunidade do ICI irá sobreviver para a chegada do momento quando pudermos voltar a rotina presencial.
Diálogo, Ação e Memória Pro Tempore
Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação
Universidade Federal da Bahia
Comments